segunda-feira, 19 de abril de 2010

BLOGAGEM COLETIVA - COR VERMELHO




Universalmente considerado símbolo fundamental do princípio da vida, com sua força, seu poder e seu brilho, o vermelho, cor do fogo e do sangue, pertence à eternidade dos afetos e sensualidade feminina.
O vermelho-claro é diurno, macho, tônico, incitando a ação assim como o sol, com sua força e brilho sobre todas as coisas.

(vasos de tulipas que fiz para decoração de um evento)

O vermelho escuro, ao contrário, é noturno, fêmea, secreto e em última análise centrípeto; representa não a expressão mas os mistérios da vida. Ele seduz, encoraja, provoca, é o vermelho das bandeiras, dos cartazes das embalagens publicitárias; o outro alerta, detém, incita à vigilância e no limite, inquieta; é o vermelho dos sinais de trânsito, luz vermelha de proibição no cinema, sala de cirurgia, etc. É também a antiga lâmpada vermelha das casas de tolerância (prostíbulos), o que poderia parecer contraditório, pois, ao invés de proibir, elas convidam; mas não o é, quando se considera que esse convite diz respeito à transgressão da mais profunda proibição da época em questão a proibição lançada sobre pulsões sexuais, a libido, os instintos passionais.
Este vermelho noturno é a cor do fogo central do homem e da terra, o ventre e o atanor (forno) do alquimista onde pela obra em vermelho se opera a digestão, o amadurecimento, a geração ou regeneração do homem ou da obra. Os alquimistas ocidentais, chineses e islâmicos utilizam o sentido do vermelho de um modo idêntico ao enxofre vermelho dos árabes, que designa o homem universal. O mesmo se dá ao arroz vermelho dos chineses, que é também o fogo ou sangue do atanor ao qual se transforma para simbolizar a imortalidade.

(encomenda de um casal querido)

O vermelho sagrado e secreto é o mistério vital escondido no fundo das trevas e dos oceanos primordiais. É a cor da alma e do coração, a cor da ciência e conhecimento esotérico. Nas lâminas do Tarô, o Eremita, o Papisa, a Imperatriz usam uma toga (túnica) vermelha sobre um manto azul: os três, em graus diferentes representam a ciência secreta.

(kit para padrinhos)


Tulipas vermelhas..Tulipas são minhas flores preferidas, e nesta cor me inspiram muito o amor...a paixão...o desejo..sedução


Image and video hosting by TinyPic

14 comentários:

Françoise disse...

Lindo post,mais uma vez me peguei "babando' no seu artesanato. Lindas tulipas, também adoro!!
Bjos
Fran

Unknown disse...

oi Violeta , lindos posts em vermelho , essa cor é linda!

boa semana, Jô

Tainara & Neto disse...

Lindo post Vi! Adoro vermelho... Farei a decoração da nossa recepção de casamento com alguns detalhes em vermelho... Simbolizando a paixão!!
Ahh... Vim avisar que tem selinho pra vc no meu bloguinho! Bjos e tenha uma ótima semana =)

Glorinha L de Lion disse...

Lindo! e que caixas maravilhosas...eu sou suspeita pois gosto muito de veremlho...sou uma pessoa passional, acho que por isso, o vermelho me diz tanto.
bjs.

chica disse...

Lindos trabalhos e imagens!beijos,ótima semana,chica

Lúcia Soares disse...

Violeta, gostei muito dos trabalhos que vi aqui, e também aprendi mais um pouquinho sobre o vermelho.
Volto com calma.
Abraços!

Anônimo disse...

Post belissimo, seus artesanatos também. E o vermelho, vermelhaço, vermelhão, irretocável!!!
Beijos

Lu Souza Brito disse...

Violeta,
Também adorei seu post...e seus artesanatos!

Manuela Freitas disse...

Olá,
Pertenço à blogagem colorida e é a primeira vez que cá estou. Gostei bastante de todas as informações interessantes sobre o vermelho e também dos seus trabalhos.
Beijinhos
Manú

Rozani disse...

Oi Violeta!
Gostei muito do seu post!Eu adoro tulipas!São minhas flores favoritas, tb!Gostei muito de saber sobre o vermelho.
Bj,Rozani

orvalho do ceu disse...

Oi, que lindas as tulipas, querida.
Hoje passo pra enviar-lhe um ramalhete delas... para colorir sua semana.
Bjs

Bordados e Retalhos disse...

Fiquei pensando oq ue vc iria colocar nesse post, pois eu achava que seu artesanto era sempre com cores bem suaves como o lilás e o rosa...engano. Lindo demais seu artesanasto vermelho. Um show!Bjs

Luana Feitosa disse...

Tem selinho para você lá no blog: http://paratodoesempre.blogspot.com/2010/04/meu-primeiro-selinho.html

Ivani Ferreira disse...

Olá! Lindo post viu!
Têm selinho no blog pra vc!

Seguidores